PESQUISAR NO BLOG

23/12/2010

CURIOSIDADES

 Cientista israelense cria galinha careca

Cientistas em Israel provocaram controvérsia ao criar uma galinha sem penas que, segundo eles, cresce mais rápido - e pode ser mais humana.

Os frangos, criados na Universidade Hebraica de Israel, não precisam ser depenados, economizando dinheiro nas    granjas.
 
O  professorAvigdor Cahaner, responsável pelo "frango careca", afirma que eles não se adaptariam bem em países mais frios mas, em compensação, estariam bem melhor em países quentes.
No entanto, os críticos acham que as mudanças não beneficiam os frangos e, provavelmente, tornam suas vidas muito pior.

O professor Avigdor Cahaner, que liderou o projeto, disse à BBC: "Esta não é uma galinha geneticamente modificada - se trata de um cruzamento natural entre raças, cujas características são conhecidas há 50 anos".

"Estou apenas transferindo as características para frangos de crescimento mais rápido."

"É um frango normal, a não ser pelo fato de que não tem penas", disse ele.

O professor contou que as galinhas são alimentadas intensivamente para crescer mais rápido, o que significa que elas, provavelmente, vão produzir maior quantidade de calor.

Segundo ele, por causa disso, os frangos "sofrem

terrivelmente" em países mais quentes.
As galinhas sem penas tendem a ter menos gordura e, provavelmente, a crescer mais rápido, o que melhoraria a qualidade da carne e ajudaria os produtores a economizar dinheiro.

Segundo o professor, o fato da galinha não ter penas também ajuda a reduzir a poluição produzida pela grande quantidade de água contaminada com penas e gordura.
Grupos de defesa dos animais alertam que as penas são importantes para ajudar as galinhas a se proteger de parasitas, e que elas provavelmente vão ser "queimadas" pelo sol.

Além disso, os frangos macho podem não conseguir se reproduzir.

 



Histórico das galinhas

A galinha, bem como o galo, são respectivamente a fêmea e o macho da espécie Gallus gallus domesticus de aves galiformes e fasianídeas. Os juvenis são chamados de frangos, e os filhotes, de pintos, pintainhos (português europeu) ou pintinhos (português brasileiro). Estas aves possuem bico pequeno, crista carnuda e asas curtas e largas. A galinha tem uma enorme importância para o homem sendo o animal doméstico mais difundido e abundante do planeta e uma das fontes de proteína mais baratas. Além de sua carne, as galinhas fornecem ovos. As penas também têm utilizações industriais. Segundo dados de 2003, há cerca de 24 bilhões de galinhas no mundo. Em alguns países da África moderna, 90% dos lares criam galinhas. As galinhas são aves omnívoras, tendo preferência por sementes e pequenos invertebrados.
As galinhas são uma importante fonte de alimento há séculos. As primeiras referências a galinhas domesticadas surgem em cerâmicas coríntias datadas do século VII a.C. A introdução desta ave como animal doméstico surgiu provavelmente na Ásia, de onde é nativo o galo-banquiva (Gallus gallus). Apesar de os romanos terem desenvolvido a primeira raça diferenciada de galinhas, os registros antigos mostram a presença de aves selvagens asiáticas na China desde 1400 a.C. Da Grécia Antiga, as galinhas espalharam-se pela Europa e os navegadores polinésios levaram estes animais em suas viagens de colonização pelo oceano Pacífico, incluindo a Ilha da Páscoa. A proximidade ancestral com o homem permitiu o cruzamento destinado à criação de diversas raças, adaptadas a diferentes necessidades.

                                                                                           
                                                                                           

CASUAR



O casuar (Casuarius spp.) é uma ave do grupo de avesratitas de grande porte, nativas do nordeste da Austrália, Nova Guiné e ilhas circundantes.
As três espécies de casuar pertencem à família Casuariidae e são, com a avestruz e a Ema, as maiores aves existentes na actualidade. O habitat preferencial do casuar são zonas de floresta tropical, onde haja um grande número de árvores disponíveis para produzir os frutos de que se alimentam. Neste ambiente o casuar desempenha a importante função ecológica de dispersar as sementes das árvores. O casuar é uma figura importante na mitologia das populações nativas da Oceania e representa geralmente uma figura maternal.
A plumagem do casuar é abundante e de cor acinzentada, com penas coloridas na base do pescoço. Estas aves têm uma crista encarnada no alto da cabeça, que cresce devagar durante os primeiros anos do animal e com função desconhecida. O grupo não tem dimorfismo sexualpunhal presente no dedo interno. Como nos outros strutioniformes, o casuar tem as asas atrofiadas e três dedos em cada pata. significativo, sendo as fêmeas apenas um pouco maiores e mais coloridas. Uma característica distintiva é a presença de uma garra em forma de  punhal presente no dedo interno.
O casuar é uma ave ágil, que pode correr a cerca de 50 km/h e saltar 1,5 m sem qualquer balanço. São animais normalmente pacatos e tímidos que no entanto podem ser extremamente agressivos e perigosos para o Homem para proteger o ninho ou as suas crias.
Na época de reprodução os machos reclamam um território e procuram atrair uma fêmea, que permanece apenas, até pôr entre de 3 a 5 ovos. Após a postura a fêmea abandona o ninho e pode eventualmente acasalar noutro território. Os machos cuidam sozinhos dos ninhos e das crias durante os nove meses seguintes. Os juvenis são de cor acastanhada e só ganham a plumagem típica do adulto por volta dos três anos.
O casuar é uma ave importante para o Homem há centenas de anos como fonte de proteína através da carne e dos ovos. Algumas tribos da Nova Guiné têm o hábito de assaltar os ninhos e criar os juvenis até à idade adulta, quando são vendidos ou mortos para consumo local; no entanto o casuar nunca foi completamente domesticado. As penas coloridas são também uma fonte de interesse e o motivo pelo qual no passado os colonos europeus caçaram abundantemente este animal. Actualmente, as três espécies de casuar estão ameaçadas pela destruição de habitat e encontram-se protegidas por lei. É uma das aves mais perigosas para o Homem, pois sua patada pode equivaler a mesma força de um pequeno punhal, podendo até decepar um membro.
As várias espécies de casuar são abundantes no registo fóssil do Plio-Plistocénico australiano e pensa-se terem evoluído a partir dos emus algures no Miocénico.

                                                              
                                                              

Galinha de 22 anos pode ganhar
título de mais velha do mundo

 galinha-velha

Um chinês pode ter seu nome gravado no Guinness Book, o Livro dos Recordes, por causa de sua galinha. Isso mesmo. Seu animal tem 22 anos de idade, o equivalente a 400 anos para humanos. Uma raridade.
Yang Shaofu, de 77 anos, de uma cidade da província de Yunnan, é o dono da galinha mais velha do mundo. Ela foi comprada por sua nora em 1988 com outros quatro pintinhos.
- Ela tinha apenas meio quilo quando chegou e logo após dois meses começou a botar ovos.
Segundo veterinários, galinhas vivem, normalmente, apenas por sete ou oito anos. O recorde atual pertence a uma galinha de 12 anos.
Orgulhoso, Yang diz que não pensa em comer sua galinha que, em toda a vida, já botou mais de cinco mil ovos.
- Embora algumas pessoas sugiram que eu coma minha galinha, não farei isso. Eu vou ficar com ela até sua morte.
A galinha, que já faz hora extra na Terra, ainda não sabe se terá o nome no Livro dos Recordes.


AS RAÇAS DE GALINHAS EXISTENTES NO MUNDO



    
* Alsácia
    
* Altsteirer
    
* Amarela Portuguesa
    
* Hamburgo
    
* Amrocks
    
* Ancona
    
* Andaluz
    
* Appenzel Barbuda
    
* Appenzel com topete
    
* Araucana
    
* Ardennes
    
* Curly
    
* Assendelfter
    
* Asyl
    
* Augusta
    
* Australorp   

    * Bantam de Java
    
* Antuérpia Beard
    
* Barba Everberg
    
* Barbuta d'Uccle
    
* Grubb Barbear
    
* Turíngia Barbear
    
* Watermael Barbear
    
* Barneveld
    
* Bassette
    
* Reino Baixo
    
* Anão belga
    
* Bielefelder
    
* Piemonte Blonde
    
* Bourbonnaise
    
* Bourbourg
    
* Brabante belga
    
* Países Baixos Brabant
    
* Brahma
    
* Brakel
    
* Breda
    
* Bresse
    
* Buckeye     

    * Campine
    
* Montanha Canterino
    
* Carijó
    
* Castelhano
    
* Catalão fazer Prat
    
* Caumont
    
* Chabo
    
* Chantecler
    
* Charollais
    
* Coruja holandês barbudo
    
* Cochinchina
    
* Pescoço nu Forez
    
* Pescoço pelado da Transilvânia
    
* Combatente do Norte
    
* Combatente de Bruges
    
* Combatente de Liège
    
* Combatente indiana
    
* Inglês Antigo Combatente
    
* Inglês Combatente moderna
    
* Combatente da Malásia
    
*  Combatente (O-Shamo, Shamo Chu)
    
* Vietnamita Combatente
    
* Cotentin
   
Bent Crista da Montanha
    
* Crèvecoeur
    
* Langshan Croad
    
* Cubalaya
    
* Cuco da Flandres
   
*  Cuco  para iseghen
  
* Delaware
    
* Denizli
    
* Dominicana
    
* Dorking
    
* Drenthe
    
* Dresden
    
* Empordanesa
    
* Estaires
    
* Famennoise
    
* Faverolles
    
* Hesbaye Fawn
    
* Fulva de Mehaigne
    
* East Friesian Seagull
    
* Groningen Seagull
    
* Gatinese
    
* Gauloise
    
* Gournay
   * 
Galis
    
* Herve
    
* Houdan
    
* Italiener
    
* Ixworth
    
* Gigante de Jersey
    
* Koeyoshi
    
* Ko-Shamo
    
* La Flèche
    
* Lakenvelder
    
* Lamona
    
* Langshan alemão
    
* GAO
    
* Limousine
    
* Lyon
    
* Livorno
    *
Label Rouge
    
* Malines
    
* Mantes
    
* Marans
    
* Brianza Mericanel
    
* Menorca
    
* Silkies
    
* Ajuste Nana
    
* Black Berry
    
* Challans Preto
    
* New Hampshire
    
* Ohiki
    
* Topete holandês
    
* Anão holandês
    
* Orloff
    
* Orpington
    
* Camadas de Vestefália
    
* Padovana
    
* Pavilly
    
* Pedrês Portuguesa
    
* Penedesenca
    
* Asturiano Pinta
    
* Phoenix Onagadori
    
* Shokoku Phoenix
    
* Pictave
    
* Plymouth Rock
   
Frango  da Frísia
    
* Frango da Saxónia
    
* Frango do Norte
    
* Frango Suíça
    
* Polverara
    
* Preta Lusitânia
    
* Ramelsloh
    
* Barrete Vermelho
    
* Reino Alemão
    
* Renânia
    
* Rhode Island
    
* Anão Ruhla
    
* Satsuma-Dori
    
* Escoceses dumpy
    
* Sebright
    
* Sem cauda
    
* Sicília
    
* Espanhol para o rosto branco
    
* Hawk alemão
    
* Sulmtal
    
* Sultan
    
* Sumatra
    
* Sundheim
    
* Sussex
    
* Anão alemão
    
* Tomaru
    
* Totenko
    
* Tournai
    
* Tuzo
    
* Twentse
    
* Valdarno
    
* Styria Velha
    
* Vorwerk
    
* Welsum
    
* Wyandotte
    
* Yamato
    
* Yokohama
    
* Pernas curtas
    
* Zottegem